Beto Dourah, cantor e compositor carioca radicado em Brasília, construiu uma carreira de 35 anos repleta de realizações. Durante esse período, lançou uma série de álbuns autorais, incluindo:

"Destino" (1994); "Lado Zen" (1998); "Hoje à Noite" (2001); "Sorte" (2006); "Trilha sonora do filme ‘Sombras do Tempo’" (2012); "Deixa o Coração Falar / DVD e CD ao vivo" (2014); "Trilha Sonora do longa-metragem Entreturnos" (2014); "Trilha sonora do longa-metragem A Serena Onda Que o Mar Me Trouxe’" (2023); "Joia Rara - Vol 1" (2024) e "Joia Rara - Vol 2" (2024.

Além disso, ele também compilou três coletâneas: "Beto Dourah Coletânea" (2004), "Perfil" (2012), "Oito" (2013), e lançou 26 Singles. Ao longo de sua trajetória, colaborou com uma gama diversificada de parceiros musicais, incluindo nomes como Ivan Lins, Jorge Vercillo, Telo Borges, Paulinho Pedra Azul, entre outros. Com apresentações em diversos palcos pelo Brasil desde 2000, ele expandiu sua presença internacional com uma turnê pela Europa em 2015, que incluiu destinos como Graz, Viena, Salzburg na Áustria, e Coburg na Alemanha.

A música “Desafio” de Dourah e Vercillo, faz parte do CD “Vida é Arte” (Jorge Vercillo), do DVD Deixa o Coração Falar - ao vivo (Beto Dourah), interpretada por ambos e é também tema do longa-metragem “Entreturnos”, do diretor Edson Ferreira, Filmes da Ilha, com co-produção do Canal Brasil, em versão solo por Beto Dourah.

Também em 2015, compôs e gravou com o parceiro Ivan Lins a música “Nas Ruas” que está na programação de diversas rádios pelo Brasil. Em parceria com o músico multi-instrumentista e produtor musical Fernando Palau, assinou diversas trilhas sonoras para cinema, destacando-se dentre elas as trilhas dos filmes Entreturnos, Sombras do Tempo, Chamada à Cobrar, A Serena Onda Que o Mar Me Trouxe e outros, todos vencedores de inúmeros prêmios no Brasil, diversos países das Américas e Europa.

"Deixa o Coração Falar" (2014) dá nome ao seu primeiro DVD ao vivo, com participações de Ive e Jorge Vercillo, com texto de apresentação assinado pelo parceiro Ivan Lins: "Brasília tem sido berço de talentosos músicos, compositores e intérpretes. Tem dado à música brasileira belas pérolas em todos os gêneros, como este cantautor, Beto Dourah. Em belos momentos deste DVD podemos conferir essa realidade. Bem-vindo, Beto!" Após licenciado para o Canal Brasil entre 2014 e 2017 com exibições periódicas mensais, atualmente o show Deixa O Coração Falar é exibido com exclusividade na grade de programação do Canal Music Box Brasil.

"Joia Rara" - Álbum duplo

Lançado em 31 de janeiro de 2024, "Joia Rara" é um álbum duplo com 16 músicas, sendo 8 em cada volume, onde Dourah destaca sua evolução como artista e ressalta seu talento tanto como compositor, instrumentista, intérprete, quanto como produtor. Cada faixa do álbum foi meticulosamente elaborada por Beto Dourah durante o período de 2021 a 2023, garantindo uma fusão harmoniosa de criatividade e emoção.

A faixa-título, Joia Rara, ganha destaque com duas versões cativantes, permitindo que os ouvintes imerjam nas nuances ricas deste tesouro musical. O álbum também apresenta parcerias com alguns dos grandes nomes da rica música brasileira, incluindo a comovente "Canção de Amor", com o mineiro do Clube da Esquina Telo Borges, e "Valsa Leve", uma parceria encantadora com o renomado menestrel das Minas Gerais, Paulinho Pedra Azul, que também emprestou seu talento vocal num belo duo com Beto Dourah.

Outras parcerias de destaque incluem a etérea "Anja", parceria com o escritor, compositor, jornalista e violonista Márcio Proença, e a romântica "Cartas de Amor", uma obra conjunta com o grande cantor e compositor Maranhense Erasmo Dibell. O álbum ainda conta com Monte Carmelo, uma comovente parceria com o genial Nema Antunes, que também participou da gravação com seu singular baixo fretless.

"Quarto Crescente", uma homenagem ao estúdio de mesmo nome onde o álbum ganhou vida, além da versão instrumental no volume 2, também eterniza-se em versão lyric no volume 1, batizada Quarto Crescente - A Missão, composta em parceria com Thiago Jamelão.

Destaca-se ainda a participação do genial multi-instrumentista e arranjador Sidnei Brito nas faixas "Valsa Leve" e "Cartas de Amor".

"Joia Rara" é um testemunho da habilidade de Beto Dourah como cantor, letrista, compositor e visionário musical. O álbum emociona fãs antigos e novos, oferecendo uma jornada imersiva de emoções, histórias e melodias. Distribuído pelo selo Tambaqui Records (assim como toda a discografia de Beto Dourah) "Joia Rara" está disponível em todas as principais plataformas digitais de streaming.

Beto Dourah

Beto Dourah
Beto Dourah

© Todos os Direitos Reservados.